segunda-feira, novembro 29, 2010

Valor de vida/vegetarianos

Ora então um post prometido aos leitores já a um tempo atrás.
 Parece me a mim, que existe alguma dificuldade em estabelecer hoje em dia um correcto valor de vida, mas vejo também que já há mais pessoas a preocuparem-se com estes assuntos, apesar de que as vezes a motivação inicial me parece um pouco duvidosa. Cada vez há mais vegetarianos, o que eu acho e quero frisar desde o inicio do post, que esse facto por si só já é positivo. Mas vamos então analisar um pouco detalhadamente o que envolve de conteúdo reflectido "ser vegetariano".

 Existe vários tipos de vegetarianos:
-Aquele que é vegetariano por ser moda, ou por os amigos também serem, este tipo apenas serve para contagem de numeros.
-Aquele que só não come carne, mas como tudo o resto, peixe, ovos, leite + vegetais e tudo o resto para alem de carne. Este tipo apenas dá valor de vida a animais que produzem carne. menosprezando o valor de vida de tudo o resto.
-Aquele que não come carne nem peixe, e como tudo o resto. Apenas dá o valor de vida aos seres vivos que produzem carne e peixe.
-Aqueles que não comem carne nem peixe nem derivados dos mesmos. Comem tudo o resto. O valor de vida que atribuem é o mesmo do anterior mas um pouco mais extremista
-Aqueles que comem Verduras apenas que a natureza dá, sem ter que colocar um fim a vida de qualquer tipo de ser vivo. Estes dão valor de vida igual a todos os ser vivos a face deste planeta.

Analisando agora um pouco os valores de vida, diferentes dados aos seres vivos deste planeta. De qualquer exemplo que dou é claro que o valor de vida dado a um ser vivo que produz carne é superior a qualquer outro animal. Bem compreendo e aceito isso, apesar que uma vida é uma vida, e é tão mau acabar com a vida de uma planta como de um animal, porque ambos são dotados com vida. Argumento que é usado é (mas o animal tem dor, a planta não) bem isto é verdade, mas com dor ou sem dor, estamos a colocar um fim a uma vida... e se injectássemos o animal com um anestésico??? Seria tão mau acabar com a vida de uma planta como a vida de um animal? Bem ainda temos mais um ponto para analisar, pessoas que não comem animais mas sim vegetais porque acham que não se deve acabar com a vida de animais, por vezes essas pessoas esquecem-se do que são animais, pois por vezes não hesitamos matar uma mosca, uma barata. compramos fruta no supermercado que leva insecticidas, matam insectos por vezes pássaros, envenenam solos que reduzem a agua potável, leva a extinção de espécies, e mais alguns problemas associados. Bem que tiver a ler isto até aqui, pensará (ok, todos esses problemas existem, qual é a solução)

A solução infelizmente está longe, a solução como toda a gente sabe é viver mais em harmonia com a natureza, respeita-la como ela nos respeita a nos, tentar dar de bom o que de bom ela nos dá a nos. Desde de sempre o homem se alimentou da natureza e de momento o homem está a destruir o que de mais é importante para ele e não existe maneira de parar. Mas como tudo neste planeta é muito semelhante a perfeição, a terra há de arranjar maneira de sacudir um pouco a praga que é o ser humano... Estou a alongar o assunto, isto era suposto já estar em outro post planeado.

De referir que existe mais tipos de vegetarianos, em que este pensamento não se aplica, ha pessoas que o fazem por uma vida mais saudável, por dieta, ou qualquer outra razão. Fugimos da perfeição mas a mesma não consegue fugir de nós.           

quarta-feira, novembro 24, 2010

O movimento do meio

Mais uma vez constatei um desses movimentos de massas com fascínio. Podemos chamar de modas, manias, épocas, culturas, etc. Verdade é que nessas alturas o ser humano em geral se movimenta num sentido comum aos seu semelhantes, o que também é curioso, é que por vezes esse movimentos alargam-se a grupos de pessoas bem distintos que nada têm a ver uns com os outros e que não existe nenhum tipo de comunicação entre eles, todavia, rumam em sentidos comuns. Isto remete-me na minha memoria a uma lembrança de um senhor que conheci. Este Sr teve uma permanecia estranha e curta na minha vida. Era uma pessoa com inteligência, com um grande raciocínio e com cultura. Não tive tempo para medir ao certo todas estas características, mas sem dúvida que elas estavam lá. Esse senhor partilhou muita coisa comigo, e sem compreender como eu partilhei com ele também, falou de alguns conhecimentos algumas opiniões... Bem este Sr é importante, porque a certa altura ele contou-me algo que não fez grande sentido para mim quando ouvi, mas, ao longo do tempo tem feito cada vez mais lógica. A teoria é simples, fala-nos da historia do ser humano e de Deus.

Teoria das antenas:
Caro amigo, a historia da evolução do ser humana é bonita, estamos evoluídos ao ponto de não morar em cavernas, existe uma sociedade organizada, temos recursos de saúde e bem estar, temos um largo conhecimento e maneira de o partilhar, temos muita coisa de bom. Mas nem tudo é assim tão bonito, e a historia da evolução do ser humano acarreta consigo um lado negro, um lado que não complementa a graça de Deus. Inicialmente Deus criou a terra, e nela incluiu os animais, entre eles o ser humano, nessa altura muniu o ser humano com 7 antenas. Essas 7 antenas servirão pouco tempo ao ser humano, porque assim que o ser humano conheceu o poder de escolha, perdera rapidamente uma, bem essas 7 antenas serviam para que o ser humano conseguisse comunicar com tudo, com os outros animais, com as plantas, com o planeta terra e as suas alterações climáticas até com o próprio criador, Deus. Ao logo da evolução viemos a perder essas antenas, e a deixar de as utilizar devido a falta de necessidade. Porem algumas pessoas (muito poucas) ainda se encontram na posse e na utilização de 2 a 3 antenas. A utilização de antenas hoje em dia, é frequente ser feita em total ignorância...


Isto faz-me pensar que é frequente constatar este tipo de movimentos em animais, que segundo a teoria contêm 7 antenas.

Talvez edite este post mais tarde, falta aqui algumas coisas, depende se desta vez tenho comentários.... Para editar mais tarde a pedido de algumas famílias...

         

sexta-feira, novembro 19, 2010

Conhecimento de Ouro



Sinto que dentro da minha cabeça tenho uma pedra de ouro em bruto, tirada directamente da terra. Sinto que ao longo dos anos tem vindo a tirar pedaços de impurezas. Nunca dei um passo maior que a minha perna, e sei que ainda há muito caminho a fazer até ter um anel de ouro prefeito. Já fui tentado, já tive anéis de ouro na mão, mas nunca fiquei com eles. Construirei o meu anel desde o seu mais primário estado selvagem. E assim no fim olharei para o meu anel, poderá não ser o anel mais perfeito do mundo, mas lembrarme-ei  de todas as suas fazes, e o que para mim envolveu passar de uma para outra.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Time - Pink Floyd



home, home again
I like to be here when I can
When I come home cold and tired
It's good to warm my bones beside the fire
Far away across the field
The tolling of the iron bell
Calls the faithful to their knees
To hear the softly spoken magic spells

The meaning of life.

Let's think a little about the meaning of life. I know the meaning of life is not easy to explain, and it depends from person to person ... but think, regardless of what the meaning of life that we give to our life, it will make sense only if there is some state of consciousness after death ...
So, what's your
meaning of life?

quarta-feira, novembro 03, 2010

Grato

Sinto-me grato pela vida. Um post para agradecer a maquina que nunca para de trabalhar, 365 dias por ano todos os anos da minha vida. Nunca nos devemos de esquecer de dar valor a nossa maquina, porque ela nunca falha (com momentos menos bons) ela está sempre a trabalhar.
 E aí está um bom valor ou sentido de vida, respeitar a natureza pura que ainda vive dentro de nós.