segunda-feira, janeiro 10, 2011

Resumo de 2010

Acho que é moda os resumos dos anos, em tudo e mais alguma coisa... Bem a verdade é que tenho também a tendência de fazer uma espécie de resumo a nível global do ano que passou. Bem o ano de 2010 pareceu-me a mim que teve alguns acontecimentos interessantes que merecem alguma reflexão.
1º- Os acontecimentos climáticos, acho que estes estão com alguma tendência a bater recordes dos últimos 50 anos... Deixa-me a pensar varias coisas, tais como:
-Será que o tempo no geral e os fenómenos climáticos estão a piorar
-Será que á 50 anos a tecnologia era suficiente para calcular o grau de intensidade climática
-Será que o ser humano está com a mania do "fatalismo exagerado" logo tudo o que acontece é o pior desde os últimos 50 anos
 Bem se isto é verdade, não temos que nos preocupar, porque á 50 anos isto estava igualmente mau e o ser humano sobreviveu sem o mínimo de dificuldade.
 As pessoas com mais idade gostam de afirmar ao ver o telejornal, isto agora é só desgraça... Somos muitos, olha as probabilidades/ era da informação(cada vez mais(ainda faço um post dedicado a era da informação))
2º- Economicamente o mundo também se sentiu bastante em 2010, há muita gente que afirma "isto tá mau, e ainda vai piorar", bem em relação a este assunto também levanto algumas questões:
-ESTÁ MAU??? Mas que raio de afirmação é esta? está mau?!?!
-Bem segundo o que a minha mente limitada neste assunto consegue entender, é assim que a economia está construída, era prevista está situação de crise económica, segundo entendo está crise económica faz parte da evolução do esquema económico mundial... Então ISTO NÃO ESTÁ MAU, está "normal" :-)
-Apareceram mais novos ricos num ano que o normal, e aqueles que já eram ricos ficaram mais ricos que o normal também.
Então e os pobres, estão mais pobres? alguns acho que sim, mas poucos... A maioria estão mais endividados, mas isso já é uma coisa diferente.
-2010 Bateu o recorde em carros novos vendidos, parabéns para a industria automóveis...Mas que raio?!?! sem comentarios
3º-Tenho visto que em 2010 a febre já iniciada a algum tempo tem vindo a piorar... A febre dos equipamentos electrónicos topo de gama acabadinhos de sair para a loja com a ultima tecnologia. E isto ocupou bastante da minha pessoa.
----Aspectos positivos:
-Acho que ajuda a redução da poluição, menos papel gasto.
-Existe evolução
-Lixo electrónico, fácil reciclagem. 
-E algumas coisas que já identifiquei como positivas mas ainda não as consigo descrever.
----Aspectos Negativos:
-Muito e mais consumismo
-Estamos cada vez mais desconectados da natureza.
----Aspectos que me deixam pensativo(Não consigo entender se são positivos ou negativos ou se são simplesmente positivos e negativos):
-Menos trabalho humano. 
-Existe mais acesso a informação.
-Electrónica está cada vez mais por todo o lado, e cada vez mais tem funções diferentes(deixamos cada vez mais de ter jornais físicos, começamos a ter em formato electrónico...Como acendemos uma lareira no futuro? vamos ter lareiras electrónicas, e sem fumo... Então e o cheirinho a lenha a pairar na rua?)

Tenho algum receio neste 3º ponto. Da geração dos meus avós até agora muita coisa mudou, mas de uma forma ou de outra eu consigo ter uma ideia de como as coisas eram, mesmo se recuar a 200 anos atrás. Mas e os meus netos, os meus bisnetos... Será que eles vão conseguir fazer alguma ideia do que era o cheiro a lenha queimada pela lareira, ou pelo fogão a lenha? será que eles ainda vão ter o sabor natural dos alimentos...

1 comentário:

Bartolomeu disse...

No geral, apreciei o espírito crente que o texto demonstra, o autor possuir.
Compete às gerações mais jóvens acreditar firmemente que o futuro é realizável... uma formula quiçá infalível, para motivar as gerações mais velhas a não deixar de acreditar nos próprios sonhos... aqueles que os levaram a desejar construir um futuro grandioso para os seus filhos!
;)