terça-feira, outubro 19, 2010

Ora então a diferença entre o informático e o resto do mundo




Muita gente se questiona e me questionam por varias vezes o porquê de tanta dificuldade de comunicação entre os informáticos e o resto do mundo, isto num cenário empresarial. Uma Professora ontem utilizou a expressão "existe um fosso enorme entre o departamento de informática e o restos dos departamentos"... Bem por onde ei de começar, primeiro acho importante observar esse estranho ser que é o informático, existe vários tipos de informáticos hoje em dia, inicialmente tínhamos apenas o típico informático(ou geek) que é uma pessoa que
1º-tecnicamente é muito boa, tem um conhecimento impressionantemente grande, resolve toda e qualquer situação e tem emprego sempre garantido,e trabalha 70% do tempo a 4 dedos do monitor
2º-de aspecto é socialmente feio, não trata a aparência o cabelo esta oleoso usa óculos e veste geralmente preto,
3º-Vida social não tem, e se por algum motivo é obrigado a ter, vê o resto das pessoas como seres estranhos de outra galáxia, imagina que é um super heroe de banda desenhada desde dos 5anos até morrer. Tem uma vasta rede de amigos iguais a ele, mas nenhum deles é físicos(estão na Internet), e mulheres são outra espécie diferente da deles.
 Hoje em dia temos pessoas normais que tiram formação na área de informática, com o motivo de uma boa saída de emprego. Esses apesar de ter conhecimento em informática nunca chegam aos calcanhares de um geek.
 O fosso que se cria para mim provem de erros dos dois lados, bem do lado da informática e se tivermos a falar, já de uma media ou grande empresa, que é obrigada a ter Geek's na informática, estes acham que o resto do mundo é ignorante, que o que dissem esta tudo mal e que se não explicar o que pretende dele muito bem por A+B o que envolve um conhecimento prévio de informática ele simplesmente não o faz, está ocupado a desenvolver um novo código para a base de um sistema qualquer da empresa que vai corrigir determinados erros e aumentar a velocidade de processamento em x e y área do programa(bla bla bla) coisas que o utilizador normal não vai entender o que mudou. Bem a ideia é que...UM GEEK NÃO TEM JOGO DE CINTURA...

Do lado do utilizador o erro vem, e por falta de conhecimento, do facilitismo... A informática desenvolveu-se a um ponto que tudo é possível, e que para criar algo novo existe varias hipóteses e cada uma tem um funcionar interno no programa diferente. E por vezes pedir que se crie um novo botão que faça isto, isto e aquilo, não basta. ok, então o problema está na arrogância com que as pessoas acabam por ver a informática. "Poça mas porquê que ele não cria este botão, porquê que ele não resolve este problema" Quando estas a tentar pedir algo a um geek tens de ter a atenção:
1º- Que se és uma mulher... ele não vai entender a tua linguagem, e não vai conseguir comunicar contigo.
2º- Que te vais preocupar em ser amigo dele primeiro, estamos a falar de uma pessoa que socialmente parou de crescer em tenra idade.
3º- Certifica-te que tens tempo para explicar bem o teu problema e tentar responder a alguma perguntas complicadas que ele possa fazer, em que a tua primeira reacção será, EEEEEHHHHHHIIIIIIIII que raio é isso?!?!

Concluindo que quanto melhor o informático mais difícil será comunicar com ele.

P.S: Nem todos são assim, existe excepções.                  

Sem comentários: